segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Módulo I - atividade 7

Pesquisa do Projeto

Tema :“Processo Histórico”

O projeto O som da ditadura foi pesquisado no http://portaldoprofessor.mec.gov.br/,na disciplina de História, tem como justificativa aprimorar o conhecimento da Ditadura e as conseqüências que ficou registrada na humanidade e que muitos cantores compõem as músicas como formas de não concordar com o regime militar.
O objetivo é levar os alunos discutir sobre a Ditadura os acontecimentos e suas conseqüências para a sociedade brasileira; Entender como a música firmou-se como uma forma de protesto para extravasar a liberdade de expressão amordaçada; Comparar as criações musicais da época e com as músicas de protestos contemporâneas de interesse dos alunos, sabendo que hoje os jovens estão conectado na música.
A autora deste projeto é a professora Grace Luciana Pereira e a Co-autor(es) Mary Grace Martins,da SAO PAULO - SP ,Universidade de São Paulo, o projeto foi desenvolvido em 05 aulas, para uma turma do Ensino Médio, aproximadamente 42 alunos, desenvolveu a sua aula relatando que história precisa ser trabalhada como algo dinâmico, vivo, dessa forma a capacidade de relações entre passado e futuro fica evidente, claro e objetivo. Essa seqüência de atividade visa unir a linguagem do vídeo à linguagem musical para levar os alunos a entenderem a essência da ditadura e o que isso significou para a sociedade brasileira, já que música chama sempre a atenção dos adolescentes.
Na sua Seqüência didática interagir sobre o “O Regime Militar (Ditadura), através da pesquisa realizada na Fonte: http://paginas.terra.com.br/arte/mundoantigo/ditadura/, depois disponibilizar para os alunos o recurso de vídeo ( Regime Militar), que mostra um panorama da ditadura nas palavras de Boris Fausto, um historiador, que com palavras simples e contundentes que leva para uma outra época da história brasileira.Pedir a os alunos pesquisarem o que foi o AI- 5; qual foi o papel que muitos estudantes desempenharam na ditadura? Propôs um desafio o aluno para colocar-se como um estudante da época da ditadura e registrar esse momento em uma página de um diário. Para fomentar a criatividade, leia um trecho do livro de Anne Frank. Sugestionou sessões de cinema.Fonte: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/ditadura/para_ver.htm
Indicar aos alunos que tragam músicas de protesto atuais,depois pedir para os alunos em roda lerem seus diários fictícios.e trazer um rádio e letras de músicas, para os alunos interpretarem o sentido das canções. Debater as letras das músicas trazidas pelos alunos e contextualizar a contemporaneidade dos fatos.Dar sugestões das músicas: Apesar de você (Chico Buarque de Holanda), Roda Viva (Chico Buarque de Holanda), É proibido proibir(Caetano Veloso), Alegria alegria (Caetano Veloso), O Bêbado e o Equilibrista (Elis Regina), Para não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré), etcAdaptou na sua aula alguns recursos complementares, citado abaixo:http://www.culturabrasil.pro.br/ditadura.htm;http://www.historiadobrasil.net/ditadura/ http://www.memoriaestudantil.org.br/main.asp?Team=%7B6CB6B3C4-B6BF-4D56-8B2E-286CD15F2893%7D http://www.mundosites.net/historiadobrasil/ditaduramilitar.htm
Avaliação
Neste projeto a avaliação do aluno pode ser feita da seguinte forma o professor relacionou a primeira produção dos alunos em comparação com o diário fictício que cada um irá criar e identifique os avanços. Identificou a capacidade dos alunos relacionarem as músicas de protesto da época às contemporâneas.

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