segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Módulo I - atividade 5

Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 5
Alun(o)a: Márcio Torres Costa
Tema: Cultura


África - um continente em guerra.

Fonte de pesquisa: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Ensino Médio
Componente Curricular: História
Professor: Antonio Jose Lima Pereira - ICO - CE
Co-autor - CERE PADRE JOSE ALVES DE MACEDO

Fichamento

A Cultura foi o ponto fundamental desta aula, pois o professor inseriu vários tópicos para que o aluno aprenda e interesse pelo conteúdo. Sendo eles: Conhecer o processo histórico da colonização da África durante o século XIX; Identificar características da política mundial durante o século XIX; Entender as causas da colonização e as consequências da descolonização na África; Compreender a atual situação social, política e econômica da África.
Como o professor já conhecimentos prévios trabalhados com o aluno sobre política; africanidade; colonização e conflitos armados; usou esses conhecimentos para dar inicio a aula.
No 1º momento pediu aos alunos para fazer uma leitura da imagem de uma mulher negra com uma criança amarrada nas costa, vaso na cabeça, inserida dentro do mapa do Brasil, depois da observação fez os seguintes questionamentos: O que a imagem nos retrata? Que palavras definem a África (cite no mínimo 05)? Por que a África é retratada na mídia com conceitos negativos?
No 2º momento na sala de informática pedir para acessarem o link e assistir o vídeo no http://www.youtube.com/watch?v=5348PNkD4xs e produzir um pequeno texto (05 – 10 linhas) sobre o tema apresentado no vídeo.
Para encerrar no 3º momento pediu novamente para acessarem ao site, ler o texto e responder aos questionamentos com as seguintes perguntas: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/descolonizacao-africa.htm
1– Quais as causas dos conflitos armados na África?
2 – Qual a ideologia dos europeus utilizada para justificar a colonização africana?
3– O que foi a Conferência de Berlim?
4 – Que consequências sociais e econômicas do processo de descolonização.
5– Aponte semelhanças e diferenças entre o processo de colonização e descolonização da África e do Brasil.
Para complementar a aula solicitou que Assistam o filme: Hotel Ruanda. Trata sobre a temática da divisão étnica-social imposta pelos colonizadores em Ruanda e suas consequências.
Informou mais sites, onde poderão aprender mais sobre o assunto
1-www.coladaweb.com/hisgeral/descolonizacao_asia_africa.htm
2-www.mundovestibular.com.br/articles/3196/1/DESCOLONIZACAO-DA-ASIA...AFRICA/Paacutegina1.htm...3http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_descoloniza%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%81frica
4 - http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/colonizacao-do-brasil/colo. php
Para concluir na avaliação sugestionou a considera-se o conteúdo apreendido pelo aluno e os conhecimentos utilizados na produção do material.
A aula é muito dinâmica e achei muito importante, pois o professor explora o conhecimento dos alunos, fazendo com que eles participam com prazer e enriquecendo a sua cultura, com certeza irei usar em minhas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário